sábado, 25 de abril de 2020

HELENA BOTELHO DE FARIAS



HELENA BOTELHO, A PATRONA DA ESCOLA DO ARISCO DOS BARBOSAS

        Helena Botelho de Farias, nasceu no Estado de Pernambuco em 13 de agosto de 1896, filha do casal José Paulino de Carvalho Botelho e Maria Marcolina Botelho. Quando criança Helena Botelho teve o primeiro contato com as letras através de sua genitora. “A família, por tradição, inclinou-se para as letras, artes, música e pelo magistério, como foi o caso de Josefa Botelho e de suas irmãs Helena e Alzira.” (MEDEIROS, 2013). Aos 16 anos de idade, ingressou na Escola Normal de Natal, onde fez parte da primeira turma de formandos, em 04 de dezembro de 1910.
          Aprovada em concurso público, Helena Botelho foi nomeada para exercer a docência no Grupo Escolar Senador Guerra (Decreto nº 189, de 16 de fevereiro de 1909), instalado na cidade de Caicó/RN. Helena e a sua irmã Josefa Botelho, “[...] foram as primeiras professoras formadas a atuarem naquela cidade.” (MORAIS; SILVA, 2011, p. 71).
        Nesse estabelecimento de ensino ela lecionou durante o período de 1911 a 1918. Uma de suas alunas foi a educadora Chicuta Nolasco Fernandes que, posteriormente, dirigiu a Escola Normal de Natal, no período de 1952 a 1956. Dona Chicuta rememorava a sua professora primária enquanto estudante daquela instituição: “Adorava D. Helena, bonita como um cromo.” (MORAIS, 2006, p. 39).
         Lecionou em vários estabelecimentos de ensino: o Grupo Escolar Joaquim Nabuco na cidade de Taipú/RN, criado pelo Decreto nº 86, 8 de janeiro de 1919 e o Grupo Escolar Pedro Velho, em Canguaretama, criado pelo Decreto nº 286, 10 de julho de 1913.
            Finalmente, em 1923 foi transferida, a pedido, do Grupo Escolar Pedro Velho para o Grupo Escolar Felipe Camarão, em Ceará-Mirim (livro de Registro de títulos e portarias de licenças, 1923). Nessa instituição primária, criada pelo Decreto nº 266 de março de 1912, Helena Botelho assumiu a Cadeira Infantil Mista (Inscrição dos Grupos Escolares e Escolas Isoladas, 1924).
Conforme entrevista com o senhor Odúlio Botelho, a professora Helena desenvolveu, nos municípios do Estado onde lecionou, uma “[...] intensa atividade cultural, procurando envolver a sociedade nas coisas da educação.”
Nas suas lembranças, “[...] além de poetisa, era uma excelente pintora.
     Desenvolvia uma boa oratória nos momentos solenes.” (MEDEIROS, 2013). Já aposentada do magistério, acompanhou o seu marido José Cesar
de Farias Filho para o Estado da Paraíba, onde passou a residir no município de Princesa Isabel. “Continuou lecionando as crianças e adultos naquela região, era a vocação permanente sobre a arte de ensinar.” (MEDEIROS, 2013). Por volta dos anos de 1970, residiu com sua família no bairro do Alecrim, à Rua Fônseca e Silva, n. 1105. Depois morou na Rua Amaro Mesquita, Lagoa Nova, até os últimos dias de sua vida.
            Helena Botelho faleceu em 24 de dezembro de 1986, aos 90 anos
de idade. Morreu por falência múltipla dos órgãos pela senilidade. Seu sepultamento realizou-se no Cemitério do Alecrim.
           Ela  denomina uma escola pública na zona rural do município de Taipú/RN, a Escola Isolada Helena Botelho, localizada no sítio Arisco dos Barbosa.
          Parabéns as autoras do referido artigo pela pesquisa e pelo trabalho desenvolvido sobre a professora Helena Botelho que muito engrandece a história da educação no município  de Taipu.





Fonte: Alfabetização no Rio Grande do Norte – presença da professora Helena Botelho (1910-1920)  Maria Arisnete Câmara de Morais Karoline Louise Silva da Costa Janaína Silva de Morais – UFRN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
ESTE É O XXI BLOG DO STPM JOTA MARIA, MOSSOROENSE, NASCIDO EM 1961, POLICIAL MILITAR DA GLORIOSA E AMADA POLÍCIA MILITAR. SERVI NA PMRN POR 30 ANOS, PASSANDO POR TODAS AS GRADUAÇÕES, DESDE SOLDADO A SUBTENENTE. AMO A CORPORAÇÃO PROVA ESTÃO NOS 260 LINKS INSTALADO NO PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

Minha lista de blogs